Cidades São Sebastião

CETESB aplica multa de R$ 261 mil à Petrobras por emissão de gases em operação no terminal de São Sebastião

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aplicou uma multa de R$ 261.810,00 (9.000 UFESP- Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) à Petrobras pela emissão de gases no Terminal da Transpetro, em São Sebastião em 6 de novembro.

Segundo a CETESB a emissão do odor teria ocorrido durante operação de transferência de produtos a base de compostos orgânicos voláteis (VOC), de navio para navio, conhecida como “ship to ship”.

Também foi exigido à Transpetro, apresentar informações sobre a causa da emissão de gases, qual o produto e quantidade vazada e cópia do Plano de Operação do dia da ocorrência, entre outras exigências técnicas.

O Portal Tamoios News questionou a Transpetro se houve  falha na operação e quais os gazes que foram emitidos e aguarda o posicionamento, atualizaremos a matéria assim que a empresa responder.

Relembre o caso

Na madrugada de 6 de novembro, moradores dos bairros centrais de São Sebastião, tais como Vila Amélia, Varadouro, Porto Grande, Praia Deserta, Arrastão relataram sentir um cheiro forte de gás.

Nas redes sociais vários moradores relataram como se sentiram: “foi horrível e sufocante”. Em alguns depoimentos os moradores relataram sentir dor de cabeça, enjoo e mal estar.

Na ocasião a Transpetro alegou que as operações transcorreram sem anormalidades.